EDI no processo de emissão de nota fiscal eletrônica

24 out, 2019EDI, Notas Fiscais

EDI no processo de emissão de nota fiscal eletrônica

out 24, 2019 | EDI, Notas Fiscais

Através do EDI, é possível transmitir qualquer tipo de arquivo eletrônico, seja ele uma Nota Fiscal, Conhecimento de Transporte, Manifesto de Carga, documentos de texto, entre outros, sem a necessidade de digitação, substituindo e-mails, correios, fax e outras formas datadas de trocas de documentos.

Entre os arquivos eletrônicos gerados através do EDI, o NOFTIS é um arquivo onde constam os dados da nota fiscal dos produtos. Esse arquivo é enviado pelo embarcador (contratante do frete) e quem o receberá é o transportador. 

Com a chegada da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), algumas empresas optam por enviar o arquivo XML do documento, que também contém os dados da Nota Fiscal, mas o NOTFIS acaba gerando mais benefícios para as empresas que lidam com ele.

Veja no próximo tópico quais são as principais vantagens do NOFTIS. 

Quais são as vantagens de utilizar o NOFTIS e outros arquivos EDI? 

  • Redução de custos e ganho de tempo: custos com impressão, papel, arquivamento e recuperação de documentos são reduzidos ou eliminados. Também são reduzidos os custos administrativos, consequência da grande redução do tempo gasto com atividades operacionais e manuais.
  • Mais produtividade e assertividade: automatizar processos permite que sua equipe se concentre em tarefas de maior importância estratégica para a empresa, sendo mais produtivos. Outro ponto importante é que os erros no registro das informações, que podem causar grandes prejuízos, são eliminados. 
  • Qualidade nos serviços e clientes satisfeitos: planejando melhor sua logística, ao longo do tempo é possível reduzir prazos de atendimento, tornando a prestação de serviços mais eficiente e deixando seus clientes cada vez mais satisfeitos. 
  • Melhora das relações com parceiros de negócio: com o uso de EDI você pode trazer melhorias e vantagens competitivas à sua empresa, além de melhorar a qualidade do relacionamento com seus parceiros de negócios, trazendo muito mais transparência e, assim, evitando possíveis desentendimentos. 

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