Marketplace e automatização

Em um mercado concorrido como o setor de materiais para construção, a diversificação de canais de venda e a automatização de processos surgem como principais diferenciais para o aumento da lucratividade. Neste sentido, a venda de produtos em marketplace é o melhor caminho para investimentos de baixo custo, com alta rentabilidade em um curto período de tempo. Porém, o sucesso para vender em marketplace está diretamente ligado às soluções tecnológicas oferecidas pela plataforma onde ele está inserido. Plataformas automatizadas são muito mais eficientes e geram muito mais lucros e produtividade para as empresas envolvidas.

O que é uma plataforma de marketplace automatizada?

A automatização de plataformas de marketplaces otimiza as principais operações que podem ser realizadas pelo sistema, nas transações eletrônicas de compra e venda de produtos. Além disso, ela também beneficia o negócio ao evitar perda de recursos, de esforços e de tempo, na realização das transações. Veja a seguir as principais vantagens da automatização:

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Otimiza o controle de estoque

A correta gestão do estoque é um fator importante para o faturamento de uma empresa. Quanto mais ele se movimenta, mais ganho o negócio está gerando. Por isso, ter seu estoque compartilhado com seus fornecedores (automatizado) é essencial para otimizar processos. Assim, cada vez que um cliente compra algum produto, o fornecedor é avisado automaticamente para o rápido envio dos produtos baixados.

Se você vende em pelo menos quatro marketplaces, por exemplo, e sua plataforma não é automatizada, terá muito trabalho e pouca eficácia no processo de atualização de estoque. O estoque automatizado impede que você venda um produto que acabou de ter o estoque esgotado.

Abrir cada canal para atualizar estoque pode significar perda de tempo e, consequentemente, perda de dinheiro. Trabalhar somente com processos manuais é correr muito mais riscos e estar muito mais passível de erros. O controle de estoque automático evita erros na expedição de produtos e diminui as taxas de cancelamentos de vendas.

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Gestão centralizada e eficiente

A integração de sua empresa a uma plataforma de marketplace automatizada permite seu acesso aos principais marketplaces, ERPs e transportadoras do mercado. Com a automatização, você tem acesso aos dados e recursos de todos os canais de vendas em um único lugar. Dessa maneira, você pode eliminar da sua rotina, várias funções operacionais que demandam tempo da sua equipe como:

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Abrir cada marketplace individualmente;

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Localizar os pedidos em todas as plataformas;

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Emitir NFe e enviar os dados fiscais;

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Emitir e imprimir etiquetas de envio;

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Atualizar estoque dos produtos vendidos;

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Atualizar status dos pedidos que já foram despachados e entregues.

Se você pretende expandir suas vendas para outros marketplaces, existem plataformas que permitem clonar os anúncios de um canal para o outro.

A gestão centralizada otimiza o tempo e aumenta a produtividade da sua equipe, proporcionando confiança e economia na sua rotina.

Agilidade no recebimento e no despacho de pedidos

Ao estar integrado com diversos marketplaces, a plataforma automatizada de marketplace centraliza o fluxo de pedidos originários de cada canal. O integrador captura os pedidos automaticamente, assim que as vendas ocorrem, e você acompanha todas as vendas de um único local.

Impressão automática de etiquetas de envio

Frequentemente, ao administrar a venda de produtos em um marketplace, é necessário imprimir diferentes etiquetas de envio, vindas de diferentes locais e com diferentes especificações. Com a automatização, esse processo fica muito mais fácil, prático e rápido.

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Emissão automática de NFe

A emissão de nota fiscal é obrigatória para a maioria dos marketplaces. Além de emitir a nota fiscal, o vendedor também precisa enviar os dados fiscais da nota emitida para o marketplace e essas informações são muito importantes para um bom desempenho de vendas.

Melhora o processo de logística

Todo marketplace tem interesse em fidelizar o cliente e, para isso, a primeira experiência de compra do cliente precisa ser memorável. Logo, o processo de logística – que envolve desde entrega até trocas e devoluções – precisa garantir a qualidade dessa experiência de compra e a automatização pode fazer isso, pois otimiza todas as etapas do processo.

Garante praticidade na gestão de pedidos 

Além do estoque e da logística, a gestão de pedidos dos marketplaces também precisa estar automatizada. Um processo de compra fácil para o cliente, diminui o risco de abandono de carrinho. Consequentemente, uma vez que a sua loja tenha ferramentas que permitam comprar qualquer produto com poucos cliques, a quantidade de transações efetivadas é muito maior. Aliás, na medida em que não precisa anotar informações como formas de pagamento, faturamento, emissão de notas fiscais, entre outros, sua equipe interna também economiza tempo e pode ser mais produtiva em outras atribuições mais essenciais como: vender cada vez mais.

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